DESTAQUES

Construção da Barragem Nova Algodões entra na fase de limpeza das fundações e sondagens complementares

A construção da Barragem Nova Algodões, no município de Cocal, está em pleno andamento e representa um importante marco para a segurança hídrica e o desenvolvimento da região. A obra, executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), está na fase de limpeza das fundações da barragem e execução de sondagens complementares para confirmação das características da rocha que servirá de base de apoio para a barragem de concreto. Já foram concluídas as escavações na parte central. Essas etapas são fundamentais para garantir a estabilidade e a durabilidade da estrutura.

Com um investimento superior a R$ 240 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a barragem terá capacidade para armazenar aproximadamente 55,5 milhões de m³ de água e ocupará uma área de 274 hectares. Além de perenizar o Rio Pirangi, a Nova Algodões terá papel estratégico no abastecimento humano, na irrigação, na criação de peixes e na promoção de atividades agrícolas e turísticas na região norte do estado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destaca que a barragem é uma obra de grande impacto para a região. “A barragem será essencial para a população de Cocal, promovendo segurança hídrica, abastecimento e desenvolvimento de atividades agrícolas. Essa estrutura terá um impacto positivo e duradouro na vida dos moradores. Nossa equipe de recursos hídricos tem feito um acompanhamento técnico rigoroso, garantindo a qualidade dos serviços executados”, afirmou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Diego Salazar, diretor de Recursos Hídricos do Idepi, também comenta sobre os avanços da obra. “As investigações das rochas das fundações permitirão um correto planejamento da obra, assegurando eficiência e segurança na construção”, explicou o profissional.

A próxima etapa da obra, após a conclusão da limpeza das fundações e dos estudos geológicos, será a preparação da área de apoio da barragem para receber as estruturas de concreto e o reforço rochoso com injeções de cimento a pressão , além da construção da parede principal.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com a construção da Nova Algodões, espera-se garantir o abastecimento de água durante todo o ano e também fomentar o desenvolvimento econômico local, gerar empregos e oferecer mais dignidade para as famílias da região. A barragem, portanto, é muito mais do que uma obra de infraestrutura: é um instrumento de transformação social para a população local.

Publicar comentário