DESTAQUES

Fiéis celebram Corpus Christi com fé e devoção em Picos; evento reúne multidão em procissão pelas ruas da cidade – Cidades na Net

A cidade de Picos viveu um dos momentos mais significativos de sua tradição religiosa na tarde e noite desta quinta-feira, 19 de junho, com a realização da solenidade de Corpus Christi 2025. O evento, que reuniu uma multidão de fiéis, teve início às 17h na Catedral Nossa Senhora dos Remédios com a Santa Missa solene, e seguiu com a tradicional procissão até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a conhecida “Igrejinha”, onde foi encerrado com a bênção do Santíssimo Sacramento e orações do Mês do Coração de Jesus.

A celebração foi marcada por uma atmosfera de profunda fé, emoção e adoração, com os católicos ocupando as ruas da cidade em um verdadeiro testemunho público de amor e devoção à Eucaristia.

Durante a homilia e também ao fim da programação, o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, destacou a força da fé do povo picoense e o sentido espiritual da festa. “Concluímos nesta quinta-feira o Dia de Corpus Christi com a participação de um grande número de fiéis. Eu fiquei muito feliz, porque realmente o nosso povo acredita em Jesus Cristo presente na Eucaristia. Esse mistério que nos é revelado pelo amor de Deus. Todos os anos, aqui em Picos, percorremos as ruas da cidade e concluímos aqui na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde se celebra o mês inteiro a festa do Coração de Jesus. Quando chegamos, a igreja já estava cheia de gente. Foi uma experiência muito rica, refletindo sobre o Sínodo da Partilha. O Pão partilhado é o próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos eleva para Deus. E assim, na nossa fé, continuamos caminhando, porque a missão não para, ela é a missão de Jesus Cristo, continuada.” — pontuou o bispo.

A movimentação começou ainda nas primeiras horas do dia. Segundo o pároco da Catedral, padre José Pio Feitosa, a quinta-feira foi inteiramente dedicada à celebração. “Hoje tivemos um dia todo especial, porque a nossa paróquia desde cedo despertou. Às seis da manhã a igreja já estava superlotada com fiéis na oração da manhã e depois organizamos as ruas. Tivemos uma missa às 9h para os idosos, e agora às 17h, uma missa na Catedral com milhares de fiéis participando solenemente desta santa Eucaristia. Em seguida, seguimos em procissão até a Igreja do Coração de Jesus. Somos gratos a Deus pelo sim dos nossos fiéis, que sempre participam com fé. Estamos vivendo o Jubileu da nossa Diocese, o Jubileu da Esperança, e hoje foi um dia de renovarmos a fé e a esperança em Jesus Sacramentado. Deus abençoe a todos.”

A procissão, conduzida com o Santíssimo Sacramento, percorreu diversas ruas da cidade, unindo as duas paróquias centrais — Catedral e Sagrado Coração de Jesus. Para os fiéis, foi um momento marcante.

Maria do Carmo Rego, professora aposentada e moradora há 42 anos próxima à Igrejinha, expressou sua emoção com o evento: “A presença de Cristo no Sacramento foi muito importante. Foi tudo muito participativo. Muita gente esteve presente, tanto pela manhã quanto agora na missa e na procissão. Aqui em Picos a gente é muito religioso, o pessoal tem uma grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Essa igreja faz parte da minha história e viver esse momento hoje foi muito especial.”

Outro fiel, Maurício Pereira, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, também reforçou o valor histórico e espiritual da solenidade: “Corpus Christi é uma solenidade celebrada pela Igreja desde o século XIII, instituída pelo Papa Urbano IV, como uma extensão da Quinta-Feira Santa, dia da instituição da Eucaristia. Em Picos, celebramos com essa tradicional procissão até a Igrejinha, onde fazemos a oração da Trintena do Coração de Jesus. A presença numerosa de fiéis não é só da nossa paróquia, mas de todas as comunidades. Isso mostra que o povo de Deus, especialmente o povo picoense, vive a fé com intensidade. Seguimos firmes nesta Igreja que é santa, católica e apostólica, há mais de dois mil anos peregrinando na terra.”

A celebração de Corpus Christi em Picos segue como uma das expressões mais fortes da religiosidade do povo. As ruas foram preenchidas por gestos de devoção, cânticos, orações e emoção, transformando a cidade em um verdadeiro altar a céu aberto.

Nas redes sociais, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e a Diocese de Picos também compartilharam momentos do evento, com mensagens destacando a fé, a unidade e a presença viva de Jesus na Eucaristia. “Com Jesus Eucarístico conduzido pelas ruas de nossa cidade, expressamos nossa adoração e gratidão ao Santíssimo Sacramento, reconhecendo Sua presença viva no meio de nós”, destacou uma publicação da @catedralpicos.

A celebração encerrou com a bênção do Santíssimo e a oração do mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, mantendo viva a tradição de fé e reforçando o compromisso da comunidade católica picoense com os valores do Evangelho.

Veja fotos!

Publicar comentário