DESTAQUES

Por que o novo laptop da Huawei está sendo considerado como evidência de como a ‘China Ban’ da América está prejudicando uma das maiores companhias chinesas

Arquivo (AP Photo/Andy Wong, arquivo)

A Huawei Technologies New Matebook Fold se baseia em um chip de 7 nanômetros fabricado pela Semiconductor Manufacturing International Corp. (SMIC), usando a tecnologia de anos atrás, indicando que as sanções dos EUA continuam a dificultar o progresso da China no avançado desenvolvimento de semicondutores, informou a Bloomberg, citando a consultoria do Canadá Techinsights. Este chip usa o mesmo processo de 7nm do Mate 60 Pro da Huawei, que surpreendeu as autoridades americanas em 2023. Em contraste, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. deve produzir em massa chips de 2nm, três gerações à frente, ainda este ano.O híbrido dobrável de notebook, lançado em maio, é executado no Harmononos da Huawei e reflete o esforço de Pequim pela autoconfiança da tecnologia em meio a restrições lideradas pelos EUA, observou a Bloomberg. No entanto, a China luta para acessar ferramentas de chips de ponta, pois a ASML Holding NV é impedida de vender máquinas de litografia avançada para empresas chinesas. A TechInsights afirmou: “Isso provavelmente significa que a SMIC ainda não alcançou um nó equivalente a 5nm que pode ser produzido em escala”, destacando o impacto dos controles da tecnologia dos EUA na capacidade da SMIC de competir com as principais fundições.

Ameaça e medo da China da América

Os EUA vêem a China como um rival importante no campo da inteligência artificial. A ascensão da Deepseek no início deste ano, enviando ondas de choque nas empresas de tecnologia dos EUA e limpando bilhões de sua avaliação. Além dos esforços para impedir que a China garantisse equipamentos avançados de fabricação de semicondutores, Washington está impedindo que as empresas chinesas adquiram os chips de AI de ponta da Nvidia para treinar, citando preocupações de segurança nacional. Pequim, por sua vez, agora está fixando suas esperanças na Huawei e no SMIC quando se trata de fabricação avançada de chips.Apesar da estréia de 2023 da Huawei de um chip de 7 nm fabricado pela China, o progresso parou, com os controles de exportação dos EUA limitando a Huawei a produzir apenas 200.000 chips de IA ascendes em 2025, de acordo com os EUA sob o secretário de Comércio Jeffrey Kessler, informou a Bloomberg. Washington vê a China como rival na IA, especialmente após o surgimento global de Deepseek em 2025, e continua bloqueando o acesso aos chips de AI de ponta da NVIDIA. O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, em uma entrevista com o diário das pessoas diariamente, subestimou os meio -fio, sugerindo que técnicas como empilhamento de chips poderiam imitar os resultados avançados dos semicondutores.

Publicar comentário