DESTAQUES

Trump diz que as negociações comerciais com o Canadá são suspensas sobre seus impostos sobre empresas de tecnologia

WASHINGTON (AP) – O presidente Donald Trump disse na sexta -feira que está suspendendo conversas comerciais com o Canadá por seus planos de continuar com seu imposto sobre as empresas de tecnologia, que ele chamou de “um ataque direto e flagrante em nosso país”.

Trump, em um post em sua rede de mídia social, disse que o Canadá acabou de informar aos EUA que estava mantendo seu plano de impor o imposto sobre serviços digitais, que se aplica a empresas canadenses e estrangeiras que se envolvem com usuários on -line no Canadá. O imposto está definido para entrar em vigor na segunda -feira.

Leia mais: Os líderes do G7 se reúnem no Canadá para a cúpula ofuscada por guerras comerciais e crise de Israel-Irã

“Com base nesse imposto flagrante, estamos encerrando todas as discussões sobre o comércio com o Canadá, com vigência imediatamente. Informaremos o Canadá a tarifa que eles estarão pagando para fazer negócios com os Estados Unidos da América no período seguinte de sete dias”, disse Trump em seu cargo.

O primeiro -ministro canadense Mark Carney disse que seu país “continuaria conduzindo essas negociações complexas no melhor interesse dos canadenses. É uma negociação”.

O anúncio de Trump foi o último desvio na guerra comercial que ele lançou desde que assumiu o cargo pelo segundo mandato em janeiro. O progresso com o Canadá tem sido uma montanha -russa, começando com o presidente dos EUA cutucando o vizinho do norte do país e sugerindo repetidamente que seria absorvido como um estado americano.

Carney visitou Trump em maio na Casa Branca, onde era educado, mas firme com Trump. Trump viajou na semana passada para o Canadá para a cúpula do G7 em Alberta, onde Carney disse que o Canadá e os EUA haviam estabelecido um prazo de 30 dias para negociações comerciais.

O imposto sobre serviços digitais atingirá empresas como Amazon, Google, Meta, Uber e Airbnb com uma taxa de 3% sobre a receita dos usuários canadenses. Ele se aplicará retroativamente, deixando as empresas americanas com uma conta de US $ 2 bilhões nos EUA no final do mês.

ASSISTIR: O que as tarifas de Trump significam para os produtos do cotidiano em que confiamos

O Canadá e os EUA estão discutindo facilitando uma série de tarifas íngremes que Trump imposto a mercadorias do vizinho da América.

O presidente republicano disse anteriormente aos repórteres que os EUA logo estavam se preparando para enviar cartas para diferentes países, informando -os sobre a nova taxa de tarifas que seu governo impôs a eles.

Trump impôs 50% de tarifas ao aço e alumínio, além de 25% de tarifas em automóveis. Ele também está cobrando um imposto de 10% sobre as importações da maioria dos países, embora possa aumentar as taxas em 9 de julho, após o período de negociação de 90 dias estabelecido por ele.

O Canadá e o México enfrentam tarifas separadas de até 25% que Trump estabeleceu sob os auspícios de interromper o contrabando de fentanil, embora alguns produtos ainda estejam protegidos no acordo de 2020 EUA-México-Canada assinada durante o primeiro mandato de Trump.

Os escritores da Associated Press Will Weissert e Paul Wiseman em Washington e Rob Gillies em Toronto contribuíram para este relatório.

Apoie PBS News Hour

Sua doação faz a diferença nesses tempos incertos.




Publicar comentário